Evento organizado pela Secretaria de Assistência Social dia 26 de junho no GDAG

A Secretaria de Assistência Social de General Câmara, promoveu no mês de junho, uma atividade que visa conscientizar a população da importância da prevenção da violência contra o idoso. 15 de junho, é o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, dia instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU. Em General Câmara houve um evento com a participação do público idoso, nesta ocasião aconteceu uma palestra, escolha da Corte do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, e no final do evento, foi servido um chá.

Você sabia que infelizmente existe violência contra a pessoa idosa? Cerca de 15,7% dos idosos, estão sujeitos a abusos. Embora no Brasil, por exemplo, a expectativa de vida seja uma resposta positiva para o crescimento tecnológico e da medicina, isso não faz com que as pessoas acima de 60 anos sofram abusos. Estes abusos podem ser manifestados de algumas formas:

Física: inclui abuso e maus tratos físico, que constituem a forma de violência mais visível e costumam acontecer por meio de empurrões, beliscões, tapas ou por outros meios mais letais, como agressões com cintos, armas brancas e armas de fogo.

Negligência/abandono: negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privações de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor. O abandono é uma forma extrema de negligência.

Sexual: é qualquer ação na qual uma pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra pessoa de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais.

Econômico-financeira e patrimonial: consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Autoinfligida e autonegligência: refere-se à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesma dos cuidados necessários. Nesse caso, não se trata de terceiros que provocam a violência, e sim da própria pessoa idosa.

Psicológica: corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Podem resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.

O Art. 4o do  Estatuto do Idoso assegura que : “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.”.

Segundo a World Health Organization (Organização Mundial de Saúde), “o abuso de idosos pode ser definido como um ato único ou repetido, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que haja uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa.”.

No dia 26 de Junho, aconteceu a V Caminhada do Idoso, que saiu do CRAS em direção ao Grêmio Desportivo Arsenal de Guerra - GDAG, com a participação de aproximadamente cem idosos.

Após a caminhada, ocorreu a palestra com Fábio Fiel, falando que “a terceira idade é um show”. Foram também sorteados brindes para os presentes. Falou-se a respeito das violências contra os idosos e foram distribuídos panfletos informativos sobre o assunto com o Disk Denúncia(100). Houve a escolha da Corte da melhor idade, e o evento foi encerrado com um chá organizado pela equipe da secretaria.

A Corte:

Rainha: Leda Camboim

1ª princesa: Eronilda Moraes

2ª princesa: Maria Valdivia

A Administração Municipal agradece a presença de todos.

Fontes:
Site do Portal do Envelhecimento