Um dia dedicado a esses trabalhadores

"O produtor de tabaco tem um dia dedicado a ele: 28 de outubro. A data foi definida na assembleia da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (Itga), em outubro de 2012. A escolha do dia deve-se à história. Em 1492, Cristóvão Colombo navega em direção às Américas. No dia 28 de outubro, dois tripulantes da embarcação visitam o interior do que viria a ser a ilha de Cuba. Eles encontram nativos e testemunham um estranho ritual em que a fumaça de folhas queimadas é inalada através de um tubo. Assim aconteceu a apresentação das folhas conhecidas pelos nativos como Cohiba e que mais tarde seria chamada de tabaco.

Desde então, manifestações e homenagens são realizadas em diferentes países. No Brasil, as comemorações ocorreram em 2013, em Santa Cruz do Sul/RS, e reuniram 1500 pessoas; 2014, em Canoinhas/SC, reunindo 800 pessoas; 2015, em Rio Azul/PR, reunindo 450 pessoas; e em 2016, em Cruz das Almas/BA, com cerca de 450 pessoas. Todos os encontros reuniram fumicultores e autoridades e contaram com uma ampla programação, com destaque para depoimentos de produtores de tabaco."

A Administração Municipal não poderia deixar de prestar esta homenagem à uma das principais fontes de renda do nosso município. Parabéns Produtores de Tabaco (fumo), por este dia, dedicado a vocês.

Fonte: Afubra

Data de publicação: 28/10/2018

Compartilhe!