Para o uso dos profissionais em seus pacientes

A aquisição de TESTES PSICOLÓGICOS se torna cada dia mais importante para o trabalho dos profissionais de saúde mental, psicólogos. É sobre esta visão de investimentos nesta área que a Secretaria de Saúde investiu em quatro testes para serem aplicados clinicamente quando necessário em seus pacientes. Instrumentos para avaliação psicológica é de extrema necessidade para detecção de déficits e outras patologias, tanto em crianças como em adultos.  De uma forma geral, a avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função (CFP 007/2003). O objetivo da avaliação psicológica não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas especificas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa.

Descrição dos testes:

  • WISC – IV – Kit Completo – Escala Wechsler de Inteligência.

A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4a Edição (WISC-IV) – é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas.

 

  • CAT – A – Coleção Completa – Teste de Apercepção.

Teste de Apercepção Infantil – CAT-A, tem por objetivo investigar a dinâmica da personalidade da criança em sua singularidade, de modo a compreender o seu mundo vivencial, sua estrutura afetiva, a dinâmica de suas reações diante dos problemas e a maneira como os enfrenta.

 

EPQJ – Coleção Completa – Questionário Personalidades para Crianças - Avaliação psicológica de traços de personalidade de crianças a partir dos 10 até os 16 anos, com escolaridade mínima correspondente à terceira série (4° ano) ou que tenha domínio de leitura. Avaliação da personalidade em três dimensões: Neuroticismo, Extroversão e Psicoticismo.

Data de publicação: 24/04/2019

Compartilhe!