Campanha promove a prevenção ao câncer de mama

Dentro da programação do Outubro Rosa, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), de General Câmara, realizou durante a terça-feira, dia 8, uma programação na sede do município focado na prevenção e na importância do auto exame no combate ao câncer de mama.

Na manhã, os usuários do CRAS montaram uma tenda na Praça da Rodoviária (Praça Angelo Cetraro) para conversar com os populares. Foram distribuídos material informativo e prestada orientações sobre a doença. Já à tarde, aconteceu a mobilização do Grupo Rosa, que percorreu as ruas centrais, abordando e esclarecendo sobre a importância do auto exame e da prevenção. A ação encerrou na rodoviária.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Karina Nunes, as atividades ajudam na divulgação de informações sobre o câncer. “É uma forma de nos aproximarmos da população e prestar um serviço, alertando sobre uma doença silenciosa, que é uma das que mais mata mulheres hoje no Brasil”, disse.


Saiba mais

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

 

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

 

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

 

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Data de publicação: 09/10/2019

Compartilhe!