Viagem ocorreu no dia 10 de outubro

Na última quinta-feira, dia 10, um grupo de estudantes do curso de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) visitou a Vila Histórica de Santo Amaro, em General Câmara. Os alunos foram acompanhados pela professora doutora Luisa Gertrudis Rocca, professora adjunta e pesquisadora da instituição de ensino e com experiência na profissional centrada na gestão e intervenção do patrimônio edificado.

Vila de Santo Amaro

A Vila de Santo Amaro do Sul é um distrito do município de General Câmara, no Rio Grande do Sul, localizado às margens do rio Jacuí e conhecido pela beleza arquitetônica das edificações construídas pelos colonos açorianos. O conjunto histórico da cidade - formado pela praça e mais 14 prédios - foi tombado pelo Iphan, em 1998. Santo Amaro do Sul continuou quase intacta até nossos dias, com seu casario típico da cultura portuguesa e sua importante igreja dominando a paisagem.

Marcada pela arquitetura colonial portuguesa, a vila é um dos mais significativos conjuntos urbanos de origem portuguesa no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1970, diversos locais da vila foram utilizados como cenários para o filme Um Certo Capitão Rodrigo, dirigido por Anselmo Duarte e baseado na trilogia O tempo e o vento, obra do escritor Érico Veríssimo, que reúne ficção e história, como a Revolução Farroupilha.

Grande parte das edificações que compõem o conjunto tombado tiveram importantes funções no passado e serviram de moradia para personagens históricos. Uma delas é o casarão onde nasceu em 12 e abril de 1773 o herói farroupilha e primeiro presidente da República Rio-grandense, José Gomes de Vasconcelos Jardim. Perto do balneário do Coqueiro, está o sobrado que pertenceu ao chefe do Exército Imperial durante a Revolução Farroupilha, Chico Pedro, um dos mais temidos pelos farrapos.

Além disso, há um roteiro turístico, promovido pela Prefeitura de General Câmara, a Rota Turística Caminho Açoriano, no qual os visitantes conhecem diversos pontos históricos e aproveitam diversos pratos típicos e apresentações artísticas.

Data de publicação: 11/10/2019