Iniciativa que prevê um porto multimodal é pioneira no Estado

Hoje em dia muitas cidades estão de costas para os rios, deixando de lado uma importante fonte de crescimento econômico e de escoamento de produção. Com a greve dos caminhoneiros em 2018, empresas e entres públicos perceberam a importância estratégica destas vias naturais.

Em General Câmara, que é banhado por dois importantes rios (o Jacuí e o Taquari), a preocupação surgiu logo no início da atual gestão, em 2017, buscando viabilizar um projeto de transporte ou de estaleiro nas margens do Rio Taquari. Até então o projeto esbarrava na capacidade técnica para desenvolvimento.

Agora, o município conta com o apoio técnico da Associação Hidrovias RS, que é formada por representantes da Farsul, Fiergs, Fecomércio, ABTP e Federarroz e empresas do ramo naval.  Através desta parceria está sendo montando um projeto não só para questão hidroviária, mas também aliada a malha rodoviária e ferroviária, criando assim um porto multimodal em General Câmara.

Conforme o assessor jurídico da Prefeitura, Gustavo dos Anjos Baptista, esse é o primeiro projeto desta natureza no Rio Grande do Sul. “Já temos empresas interessadas em escoar a produção e implementar o porto aqui, inclusive já temos o estaleiro funcionando. O Projeto do Parque Hidroviário contempla não só o porto, mas indústrias, também o turismo e até mesmo esportes que possam ser realizados ali. A ideia é avançar e atrair empresas que estejam interessadas em se instalar em General Câmara”, afirmou.

O prefeito Helton Holz Barreto assinará o Termo de Cooperação do Projeto do Parque Hidroviário do Município de General Câmara na próxima segunda-feira, dia 21, às 10h, no Plenário da Câmara de Vereadores de General Câmara.

Data de publicação: 18/10/2019