Município ficou atrás apenas de Charqueadas

O município cresceu em 3,24% seu índice definitivo de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o ano de 2020. Ficando atrás apenas de Charqueadas aqui na região.

Um aumento que é consequência dos inúmeros investimentos aplicados em qualificação, valorização dos servidores e aperfeiçoamento. Em 2019, o Índice de Participação dos Municípios (IPM) em General Câmara ficou em 0,062448, já para o próximo ano será de 0,064472. Esse valor representa um acréscimo de R$ 170.947,04 em 2020 no orçamento municipal.

General Câmara está colhendo os resultados de uma boa gestão fiscal e ações constantes que a Prefeitura vem implantando, em especial na fiscalização volante e em programas como o Nota Fiscal Camarense.

O que é IPM?

A Secretaria da Fazenda divulgou, na semana passada, os percentuais que caberão a cada um dos 497 municípios gaúchos no rateio da arrecadação do ICMS ao longo de 2020. Apurado pela Receita Estadual, o IPM (Índice de Participação dos Municípios) definitivo para o ano que vem aponta como o Estado irá repartir cerca de R$ 7 bilhões entre as prefeituras. O volume de recursos corresponde a 25% sobre a receita de ICMS previsto para 2020, considerando as deduções estabelecidas pela Constituição Federal, como por exemplo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Data de publicação: 20/11/2019