Prefeito Helton Barreto acompanhou a construção de açudes no interior do município

Diversificar a produção rural e incentivar o homem do campo é um dos desafios e propostas da Administração Municipal. Por isso a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, tem buscado implantar a construção de novos açudes, além da orientação técnica para produção e manejo de peixes, em especial da tilápia.

Cerca de 10 agricultores estão envolvidos no Programa de Piscicultura, no qual cada área passa por uma avaliação e orientação técnica por servidores do município. Após este estudo, os açudes são abertos nas propriedades.

Conforme o veterinário da Secretaria da Agricultura, Renato Ciotto, para 2020 os agricultores que tiverem interesse em participar devem procurar a Prefeitura, para que seja feito um estudo de viabilidade técnica, com avaliação de terreno, água e localização. A estimativa da Prefeitura é que os produtores que estão participando na etapa deste ano, tenham seus açudes povoados até o mês de janeiro.

O prefeito Helton Barreto visitou a propriedade, dentro do projeto “Quarta no Interior”, no qual o chefe do executivo visita agricultores. O objetivo da ação é dialogar e atender as demandas da população rural. “Para nós é muito importante estarmos ao lado do agricultor, valorizando e incentivando a diversificação no meio rural. Um exemplo é aqui, na propriedade do Valdomiro”, destacou o prefeito.

Agricultor satisfeito com o programa

O agricultor Valdomiro Bittencourt, da Localidade da Boca da Picada, acompanhava a abertura de um açude em sua propriedade na tarde de quarta-feira, dia 20, dentro do Programa de Piscicultura. “O apoio da Prefeitura para nós é muito importante, pois ajuda o agricultor a buscar alternativas. Pois se a gente for fazer por conta, fica muito caro, e não temos condições”, disse.

Ele já tem mais dois açudes na propriedade e pretende, dando certo o investimento, construir novos espaços para criação de peixes. “Se der certo, quero ampliar a produção”, disse. O agricultor mora com a esposa e um filho, e antes de buscar a piscicultura produzia tabaco

Data de publicação: 21/11/2019