Estudantes confeccionaram bonecas Abayomi

A convite das professoras Fabiana Serpa e Maria Elaine do Nascimento, do Maternal 2 da EMEI Carlos Arno Pretzel, os alunos da APAE de General Câmara, Valdinei e Andriele, e suas professoras Marilene e Letícia, promoveram uma oficina de confecção de bonecas Abayomi, que as mães africanas faziam de retalhos de seus vestidos para distrair as crianças durante as viagens nos navios negreiros. A atividade aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 20.

SAIBA MAIS

Para acalentar seus filhos durante as viagens a bordo dos navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Data de publicação: 21/11/2019