Atividades iniciaram hoje (8)

Na manhã de hoje (08) iniciaram as atividades de mais uma medida de prevenção à transmissão e propagação do coronavírus no município de General Câmara, as barreiras sanitárias.

Como funcionam as barreiras

Funcionários da equipe de saúde, agentes comunitários de saúde e o Corpo de Bombeiros Voluntários de General Câmara estão postos nas duas principais ruas que dão acesso à cidade, Rua Eugênio de Mello (entrada do trevo) e Visconde de Itaboraí (rua dos ônibus). Todo veículo que ingressa na cidade é abordado pela equipe de saúde, é realizada uma verificação da temperatura de todos os passageiros no veículo e uma entrevista, enquanto um membro do Corpo de Bombeiros realiza uma pulverização com um produto químico nas rodas de todo o veículo.

Qual o principal objetivo das barreiras sanitárias

Ter um controle, através da entrevista, das pessoas que entram na cidade, de onde essas pessoas partiram, se é de um local de propagação do coronavírus ou não. Iniciar um monitoramento das pessoas que apresentarem sintomas gripais, como uma alta temperatura, durante a verificação dos Agentes Comunitários de Saúde, e realizar uma desinfecção das rodas dos veículos com o produto químico Quatercap, que elimina a camada que cobre o vírus, que se mantém até mesmo em asfalto e pneus, fazendo com que ele não se mantenha vivo.

🗣"Essas barreiras sanitárias servem para termos um maior controle e evitar a transmissão da doença em nosso município. Caso chegue alguém com sintomas gripais, uma alta temperatura ou que venha de um local com casos confirmados de Covid-19, a pessoa será registrada no sistema e monitorada pela equipe da Secretaria de Saúde Municipal por 14 dias. Durante esse período, a equipe vai estar em contato com essa pessoa para saber como está o quadro de saúde dela" explica o Prefeito Municipal Helton Barreto.

As barreiras funcionarão 12 horas por dia, até o dia 13 de abril, este prazo podendo ser estendido.

Atenção! O acesso secundário do trevo, na Rua Senador Florêncio, está bloqueado no sentido de entrada da cidade.

Data de publicação: 08/04/2020