Os alunos do município de General Câmara tiveram uma imersão no mundo maker, durante esta quarta-feira (06), com a passagem da caravana do Tecnomob.

A estrutura montada em um caminhão proporcionou o contato com um laboratório formado por impressoras 3D, máquinas laser, notebooks, robôs e drones, com o objetivo de viabilizar aos estudantes a experiência de vivenciar o que aprendem nas oficinas de robótica.

A iniciativa é realizada pelo projeto piloto do FNDE, Robótica Espacial. Em General Câmara, a novidade está em prática há pelo menos dois meses, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Elly, que recebeu uma impressora 3D durante o evento. O equipamento foi doado pela empresa chinesa Creality, parceira no projeto.

No Estado, apenas 40 instituições estão inscritas no projeto, que tem sido desenvolvido em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com o responsável pelo projeto, Alex Roger Wyit, que acompanha a caravana, General Câmara é o primeiro município a implantar o programa no Estado, sendo pioneiro.

Ainda segundo Wyit, o projeto piloto de robótica espacial tem o objetivo de mostrar o quanto os estudantes são capazes: “Precisamos entender que tratamos de um ser diferente, um ser digital. Essa geração tem um poder que as vezes é perdido pela falta de estímulo. Então, o programa mostra que o jovem pode ser incrível”, finalizou.

Cidades vizinhas, de outras Regiões e do estado Paraná estiveram presentes prestigiando e conhecendo mais sobre a ação. Após a visita em General Câmara, a caravana segue para o Estado do Mato Grosso.

Data de publicação: 06/10/2021