Além da prefeita, foram nomeador vice, vereadores e secretários mirins

Hoje, dia 26, foram empossados a prefeita e vice mirim, além dos secretários e vereadores. O ato aconteceu na Câmara de Vereadores. Durante todo o dia, as crianças participaram de atos administrativos do Poder Público, conhecendo um pouco do dia a dia e exercício das funções. Esse projeto é desenvolvido pela Administração desde 2017, e busca incentivar a cidadania dos alunos.

A ação, que era desenvolvida até 1997 no município, retornou em 2017, na atual gestão. O Prefeito Helton Barreto, à época vereador em 2013, apresentou o projeto de lei para instituir o “Prefeito Mirim”, realizado bianualmente.

Barreto ressaltou a importância do projeto. “Passa um filme na minha cabeça, pois eu estudante da 4° série fui prefeito mirim, como vocês estão aqui hoje. Despois de 1997 esse projeto se perdeu, estamos retornando esse ato tão importante para conhecer como funciona o Poder Executivo. Às vezes, quem está fora não conhece é o poder executivo e o poder legislativo”, afirmou. Ele encerrou brincando com a prefeita mirim, “Alice hoje tu vai trabalhar, vai atender pessoas e ver como é ser prefeito”.

Neste ano, as escolas participantes fizeram uma eleição interna no dia 5 de novembro, escolhendo os candidatos a prefeito, vice e um vereador representando a instituição. Após essa etapa, os prefeitos e vices mirins elaboraram projetos que foram encaminhados para avaliação na Câmara de Vereadores, que foram apreciados na sessão legislativa da noite de quinta-feira, dia 21, e escolhido o prefeito e vice-prefeito mirim.

A professora da prefeita e da vice-prefeita mirim, Letícia Guimarães Cardoso, acredita que iniciativas como essas valorizam os alunos e proporcionam o conhecimento de como é uma Administração Pública.  “Eu acho muito importante, para eles saberem como funciona. Para enxergarem como é administrar o município”, afirmou.

Confira como ficou a representação do Executivo e Legislativo Mirim:

Prefeita Alice Dias Sehn, da E.E.E.F. João Canabarro;
Vice-Prefeita Paula de Bortoli da Silva, da E.E.E.F. João Canabarro.

Secretários (E. E. E. F. João Canabarro):

João Medeiros – Secretário da Saúde;
Davi DelllaNina – Secretário da Educação;
Manuela Poeta – Secretária da Agricultura;
Maria Luíza – Secretária da Assistência Social;
Maria Alice – Secretária de Administração;
Rodrigo Holz Teixeira – Secretário de Obras, Mobilidade e Trânsito.

Vereadores:
Daniele de Mello Pereira, da E.M.E.F. Trajano Azambuja;
Gabrielly da Rosa Heinrich, da E.M.E.F. Padre Elly;
Kadu Prisco Junqueira, da E.E.E.F João Canabarro;
Arthus Lucas Albanus, da E.M.E.F. Professora Oraida Faleiro Pereira;
José Eduardo Bastos da Silva, da E.M.E.F. Mathias;
Yuri Gabriel dos Santos Teles, da E.M.E.F. Maria José de Freitas.

Data de publicação: 26/11/2019