Inauguração da 1ª Estação Meteorológica Automática

Hoje, dia 19 de julho, aconteceu o evento de inauguração da Primeira Estação Meteorológica Automática do município de General Câmara e da Região Carbonífera - carinhosamente apelidada de EMA.

Esta estação foi uma doação da Associação Pró-ensino de Santa Cruz do Sul ao município de General Câmara, com o objetivo de monitorar o tempo e o clima através dessa rede que beneficiará a região do Vale do Rio Pardo.

Este projeto se manteve dentro de uma caixa por seis anos, até que o Sr Prefeito Helton Barreto assume a administração, e tomando conhecimento deste, foi posto em prática ações para que fosse possível a construção desta estação.

EMA foi instalada neste local pelo fato de precisarmos de um lugar local adequado, a fim de evitar interferências no registro de dados precisos, e é necessário atender algumas exigências como dever estar em um local plano, evitando o acúmulo de água e aproximação com instalações elétricas e horizontes amplos, para que possa haver captação solar e características instáveis do vento, por exemplo. O espaço para que a estação fosse instalada, foi cedido por Luis Nogueira, quem se comprometeu em cuidar da EMA.

Após uma fala do Sr Prefeito, a Diretora e Representante da Secretaria de Meio Ambiente - Gabriela Schimidt explicou um pouco do funcionamento do equipamento e o que ele traria de interessante para a população. "A estação meteorológica automática será uma ferramenta fundamental para monitorar as condições agro-meteorológicas do município, e assim ajudar agricultores a tomarem decisões e realizarem um planejamento estratégico para a sua plantação, além da aplicação na irrigação.", disse a Diretora.

O equipamento registrará: temperatura máxima e mínima, umidade, velocidade e direção do vento, pressão, sensação térmica, ponto de orvalho, altura das nuvens, radiação solar, evapotranspiração, temperatura do solo e umidade do solo. Isso tudo será de tamanha importância ara saúde, por exemplo, já que poderá informar épocas que poderão ser programadas campanhas para prevenção da alta radiação solar, e ainda servirá como dados ofícios para comprovação de calamidades, entre outros tantos benefícios que ainda iremos descobrir.

Os dados básicos da estação são atualizados de cinco em cinco minutos, já os dados completos, ainda estão sendo montados para que haja uma forma fácil e prática de disponibilizar as tabelas completas, e assim que tivermos, informaremos a população.

Fizeram-se presentes, neste dia, o Lions Club, Rotary Club, os Bancos do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de General Câmara, Sindicato Rural de General Câmara, e a Prefeitura Municipal junto com suas secretarias.

Data de publicação: 19/07/2018