Em General Câmara, o contato com a robótica é realidade para os estudantes de todas as escolas públicas do município, do 1º ao 9º ano, tudo gratuitamente.

A iniciativa da administração municipal oferta no turno inverso o curso de robótica. A oficina será umas das diversas oferecidas no contraturno.

Através do programa contratado, cada escola está recebendo dez tablets e acesso a plataforma de ensino, possibilitando a formação de turmas. Os colégios também receberão impressoras 3D. A ideia é que, inicialmente, as aulas ocorram uma vez por semana. Além disso, os alunos que possuem celulares acabam aprendendo de forma remota, porém é dado o suporte em caso de dúvidas.

Ao longo do curso, os jovens aprendem a utilizar a impressora 3D com a criação de peças, noções de elétrica e montagem de robôs.

No Brasil, General Câmara foi o pioneiro a participar do projeto piloto do FNDE, vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Os estudantes que participaram desta ação já estão confeccionando diversos objetos na impressora 3D, como chaveiros e porta celulares, por exemplo.

Data de publicação: 23/05/2022